Governo angolano avança com privatização da Bricomil

gourgel

O Governo vai avançar com o processo de privatização da Bricomil (Brigada de Construção Militar), empresa detida maioritariamente pelo Estado. Segundo avança esta terça-feira o jornal português ‘Diário Económico‘, o Ministro da Economia Abrahão Gourgel (na foto), anunciou em despacho, datado de 29 de Janeiro, a criação da “comissão de negociação” que garantirá a “alienação da totalidade das acções” da Bricomil, num prazo de 15 dias após a homologação da venda. A referida comissão “Deverá adoptar todos os procedimentos técnicos e administrativos no sentido de os adjudicatários procederem ao pagamento efectivo e integral dos valores de alienação da totalidade das acções representativas do capital social”.

Recorde-se que a Bricomil, que opera na área da construção civil e registou em 2012 vendas pouco superiores a um milhão de dólares tendo como activos imóveis e terrenos, já integrava uma lista de 27 empresas públicas paralisadas ou com “situação operacional residual” a privatizar até 2018, lista essa divulgada em 2013 e que pode  ser consultada aqui.

Na altura, o Ministério da Economia divulgou que o processo de privatização destas empresas irá, após a sua conclusão, “Contribuir para a criação de 300.000 novos postos de trabalho, previstos no Plano Nacional de Desenvolvimento, contribuindo também desta forma para a redução da taxa de desemprego”.

A “dinamização do processo de diversificação da economia, a promoção das exportações e o aumento da produção nacional” são outros objectivos que estiveram na base da decisão, bem como a redução pelo Executivo dos “custos com a gestão, financiamento e sobretudo subsidiação das Empresas Públicas”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s