A Arte Angolana “está a bater!”

sindika 3

“A Arte é que está a bater!” é o título do artigo de Tiago Carrasco para a edição especial ‘África Power’ editada pela revista portuguesa ‘Sábado’ em parceria com o jornal norte-americano New York Times.

O artigo é uma súmula sobre a inspiração que atravessa a Arte angolana, a qual vive actualmente uma fase de enorme vitalidade e se espalha pelos museus e galerias de todo o mundo. Desde o artista António Ole, que captou a atenção de David Bowie pela qualidade do seu trabalho, a Sindika Dokolo (na foto), cujo mais recente projecto é a abertura em Luanda do maior museu de arte contemporânea africana, o trabalho de Tiago Carrasco inclui ainda como referências nomes como os de Yonamine, Edson Chagas, Francisco Vidal, Paulo Kapela, Rita GT, Kiluanji e Nelo Teixeira.

Fotógrafos, artistas plásticos, escultores…Apenas como exemplos Angola venceu com Edson Chagas um Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2013, com Nástio Mosquito o Future Generation Art Prize em 2014 na Ucrânia – tendo o jornal inglês ‘The Guardian’ incluído Mosquito entre os dez melhores artistas africanos –  e, com Kiluanji, marcou presença nas Bienais de Veneza e São Paulo e na Trienal de Guangzhou, na China.

Entre os mencionados no artigo não poderia, claro está, faltar Fernando Alvim. O artista e curador que auxiliou Sindika Dokolo na compra do acervo composto por 500 peças de arte africana até aí pertença do alemão Hans Bogatzke. Hoje, Dokolo reuniu já mais de 3.000 obras naquela que é a maior coleção do género no mundo.

Como afirma à revista Francisco Vidal: “O desafio é que a visibilidade destes artistas não seja passageira. Para tal é preciso produzir obras de qualidade e documentá-las, torna-las parte da memória colectiva”. O que exige um circuito que interligue as diferentes peças do ‘puzzle’; “escolas, professores, galeristas, publicações”.

O futuro da Arte angolana é risonho. Para já, “A Arte está a bater e há que aproveitar o momento. Se tem onda surfa, bro”, conclui Tiago Carrasco. Ora bem.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s