Os empresários brasileiros que queiram efectuar investimentos em Angola beneficiarão, a partir do próximo ano, de apoios e incentivos reforçados no âmbito do PROEX, o Programa de Financiamento às Exportações do Governo do Brasil. A novidade foi revelada em São Paulo pelo presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Angola, Simão Grilo dos Santos.
O PROEX é o principal instrumento público de apoio às exportações brasileiras de bens e serviços, actuando o Banco do Brasil em exclusividade como agente financeiro responsável pela sua gestão.
De acordo com Grilo dos Santos, o PROEX vai ter a sua dotação financeira aumentada já em 2015, com a finalidade de apoiar os empresários brasileiros que pretendam investir em Angola com os seus produtos. O interesse dos empresários brasileiros em operar no mercado angolano, tendo em conta o seu franco crescimento, é elevado. Agricultura, pecuária e construção civil são os sectores com maior interesse para o investimento brasileiro.
Segundo as declarações do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Angola, para esse interesse revelado pelos empresários brasileiros contrbui também o facto de o Brasil ser “Um dos maiores produtores e exportadores de carne do mundo, dispondo igualmente de grandes grupos empresariais de construção civil”.
Em Julho de 2015 deverá ter lugar em Luanda o próximo encontro entre empresários dos dois países, com o objectivo de analisar as novas possibilidades de negócio e constituir parcerias estratégicas entre os interessados dos dois lados do Atlântico.