Centro angolano de formação para o sector das águas nasce com apoio da ONU e da UE

criançasagua

A UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e a União Europeia assinam esta quinta-feira um acordo, destinado a apoiar o Governo angolano na criação de um Centro de Formação Profissional no Sector de Águas.

Esta parceria entre as instituições está orçamentada em 939 mil dólares e faz parte de um projecto maior a nível global com investimento superior $13 milhões e que conta com as participações do Governo de Angola e do Banco Mundial.

O Centro de Formação Profissional está a ser construído em Ongazanga, na província de Luanda e o projecto é chefiado pelo Governo angolano, que tem desenvolvido várias ações para garantir o acesso da população à água potável, principalmente daqueles considerados em situações mais vulneráveis.

O objetivo do novo Centro é o de “preparar técnicos qualificados e capacitados para que possam responder às necessidades do sector, contribuindo para a redução de mortes causadas por doenças transmitidas pela água poluída”.

Segundo a Unicef, o acordo terá um impacto de âmbito nacional no desenvolvimento de competências e capacidades no sector das águas em várias áreas.

Entre elas estão a monitorização e a qualidade do produto e do ambiente, a operação, manutenção e gestão dos sistemas e a planificação e gestão dos recursos hídricos.A agência da ONU cita ainda como outro factor importante a mobilização social para a mudança de comportamentos. (Fonte: Rádio ONU)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s