“Regozijamo-nos por anunciar pela primeira vez a exportação de ovinos reprodutores Serra da Estrela para Angola, mais precisamente para a província do Lubango”. Foi desta forma que o presidente da Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela (Ancose), Manuel da Conceição Marques, tornou pública a inédita exportação de ovinos reprodutores Serra da Estrela para Angola.
A chegada dos animais à província do Lubango, nesta primeira fase de seis machos juvenis, ocorreu por avião na passada semana e foi também uma estreia para a transportadora aérea portuguesa TAP. Apesar do longo histórico das suas viagens de carga de animais, com uma vasta experiência no transporte de cães, gatos, cavalos e outros espécimens, esta foi a primeira vez que a TAP assegurou a carga de ovinos vivos.
Agradecendo o empenho e dedicação dos criadores portugueses na preservação e melhoramento deste tipo de ovinos, permitindo assim dar passos firmes no sentido da sua internacionalização, Manuel da Conceição Marques exprimiu também o seu reconhecimento por este pedido ter como destino um país com o grau de exigência de Angola.
A ANCOSE é uma organização de ovinicultores que, desde 6 Novembro de 1981, representa os interesses de 4 mil associados em vários fóruns nacionais e internacionais e tem defendido a preservação da espécie autóctone Serra da Estrela, o seu melhoramento e selecção.