Bloomberg destaca influência crescente de Angola

bloombergonblack

A Bloomberg, uma das principais agências mundiais de informação económica, destacou o desenvolvimento político e económico de Angola num extenso artigo publicado ontem no seu site. O artigo, assinado pelos jornalistas Colin McClelland e Manuel Soque, destaca ainda posição e a influência que têm vindo a ser conquistadas pelo país no continente africano,

Em particular, é assinalado o facto de Angola ter vindo a conquistar a confiança internacional, tendo obtido um lugar no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Outro vitória diplomática mencionada é o papel como mediador do presidente José Eduardo dos Santos nas negociações sobre desarmamento na República Democrática do Congo.

Para além disso, é também destacado o papel de Angola como líder na Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, que inclui o Uganda, o Burundi, a República do Congo, o Quénia, o Rwanda, o Sudão, a Tanzânia, a Zâmbia, o Sul do Sudão, a República Centro-Africana e a mencionada República Democrática do Congo.

Lembrando que Angola é a terceira maior Economia da região, avaliada pelo Banco Mundial em 122 Biliões de dólares, o artigo menciona no entanto que ainda existem alguns entraves ao desenvolvimento, nomeadamente no que respeita à necessidade de reduzir o número de cidadãos com menos de $2 por dia, bem como a excessiva burocracia que é vista como entrave à iniciativa privada.

À medida em que aumenta a sua reputação e projeção internacional, maior é também a atenção do exterior sobre a política interna do país. O que pode ser positivo para o progresso de Angola, assinalam os autores do artigo que inclui declarações de Carlos Rosado de Carvalho, director do semanário angolano ‘Expansão’.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s