A utilização exclusiva pelos autocarros de diversas estradas é uma das novidades que integram o Sistema de Trânsito Intermodal, destinado a garantir mobilidade urbana rápida à circulação automóvel nas entradas de Luanda e que foi apresentado no final da semana passada pela Direcção Nacional de Infra-estruturas Públicas (DNIP) do Ministério da Construção.
De acordo com o responsável do DNIP, José Kai, citado pela Angop, os autocarros poderão circular em vias exclusivas para ‘Bus’ logo no início de 2017, sendo que “estas vias vão permitir a circulação sem interferência de outras viaturas, bem como garantir um conforto e eficiência à circulação”.
Segundo o mesmo responsável, que apresentou o terceiro lote deste projecto, “Estas estradas proporcionarão um serviço directo de autocarros de transporte público de passageiros ao lado das já existentes” e “Visam harmonizar as vias de trânsito normal, com as de transportes de massas como autocarros sem que uma interfira na outra, descongestionando o trânsito em Luanda”.
Existe com estas características o corredor R17, que sai nas imediações da Escola Superior de Polícia, na via expressa, passa pelo Lar o Patriota, Golf, Aeroporto 4 de Fevereiro e vai desembocar na Marginal Sudoeste de Luanda e ainda outra via que está em execução e parte do 11 de Novembro, estrada periférica da Sapú até à Estalagem. Esta via está inserida nos sete corredores aprovados pelo Plano Director Geral Metropolitano de Luanda (corredor norte/sul), preparado para posteriomente receber carris para o metro de superfície.
Este corredor norte/sul parte do Kifangondo cruza a via expressa, estrada de Catete, novamente a via expressa até a terceira fase da cidade do Kilamba. (Fonte: Angop)