Isabel dos Santos avança para a compra da Efacec

efacec

A empresária angolana Isabel dos Santos é notícia hoje na comunicação social portuguesa devido à informação avançada em primeira mão pelo ‘Diário Económico’ de que se propõe avançar com a operação de compra de uma posição maioritária na Efacec Power Solutions. A operação, segundo o divulgado, é avaliada em 200 milhões de euros (cerca de 212 milhões de dólares). Actualmente, esta empresa do sector energético com dimensão internacional é detida pelos grupos portugueses José de Mello e Manuel Gonçalves.

De acordo com o ‘Diário Económico’, decorrem neste momento as negociações entre a empresária, os accionistas e os credores da empresa, entre eles os bancos Caixa Geral de Depósitos e Millennium bcp. Segundo o noticiado, “A ideia é Isabel dos Santos ficar como accionista maioritária da sociedade, que foi criada para agregar os activos mais rentáveis do grupo Efacec“. A empresária angolana terá assim ultrapassado neste negócio os chineses da State Grid, a principal accionista da REN (Rede Eléctrica Nacional) e a estratégia passará por potenciar, através do ramo de engenharia da Efacec, “as competências necessárias ao investimento de infra-estruturas em Angola”.

 A Efacec é um dos principais grupos industriais portugueses na área da electrónica e electromecânica que desenvolve actividades nas áreas de energia, transportes, logística e engenharia. Quanto à Efacec Power Solutions, empresa a ser negociada, foi criada no âmbito de um plano de reestruturação para agregar os chamados activos ‘core’ do grupo, os mais rentáveis, ficando os restantes sob a alçada da holding Efacec. Em 2013 a dívida da multinacional rondava os 370 milhões de euros, mas em 2014 já conseguiu resultados operacionais positivos (Fontes: Diário Económico e Observador)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s