Banco Mundial elogia esforços de Angola

worldbank3

O economista-chefe do Banco Mundial para a região de África, Francisco Ferreira, afirmou ontem que Angola está a implementar as medidas governamentais correctas para gerir a situação e ultrapassar a crise económica derivada da baixa da cotação internacional do crude. Recorde-se que o Banco Mundial e Angola encontram-se na fase final de negociação para a concessão de um financiamento de 500 milhões de dólares a Angola, negociação essa que deve estar finalizada dentro de um mês, ou seja, até 14 de Maio.

A declaração do responsável do BM foi proferida no decurso de uma videoconferência realizada a partir de Washington e dedicada aos progressos económicos recentemente alcançados pelo continente africano e os desafios a enfrentar. Para além de Angola participaram nessa videoconferência Moçambique, Zâmbia, Gana, Quénia, África do Sul, Libéria, Nigéria, Tanzânia, Malaui e Uganda.

Questionado sobre a forma como Angola está a reagir à crise petrolífera comparativamente à Nigéria, Francisco Ferreira, disse que ambos estão a gerir correctamente a situação embora a economia nigeriana se apresente nesta fase mais diversificada do que a angolana. A diversificação é um factor considerado crucial pelo BM para a recuperação económica, sendo que os baixos preços do petróleo continuarão a afectar as perspectivas dos países exportadores de petróleo menos diversificados.

Também a economista sénior do BM para a Região de África, Punam Chuhan-Pole, sublinhou que este período de abrandamento da economia é uma oportunidade para os países apostarem na diversificação das suas economias. (Fonte: Agência Lusa)

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s