Sete acordos assinados entre Angola e o Congo

congo

Foram ontem assinados, na presença dos Chefes de Estado José Eduardo dos Santos e Denis Sassou N’guesso (na foto), sete acordos entre Angola e o Congo com aplicação imediata, De acordo com a Angop, os acordos celebrados incluem “os domínios Técnico Militar, Comércio Transfronteiriço, Transportes, Marinha Mercante, Aviação e Desportos, para além da Supressão de Vistos em passaportes diplomáticos e de serviço, a qual permitirá melhorar a movimentação das entidades institucionais.

Segundo confirmou à comunicação social o director para África e Médio Oriente do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, foi também rubricado um Processo Verbal que “materializa o desejo do Chefe de Estado angolano de impulsionar a cooperação entre os dois países vizinhos”.

No discurso que proferiu ontem, o presidente José Eduardo dos Santos saudou a assinatura dos acordos e sugeriu “O reforço e aperfeiçoamento das regras que regem a circulação de pessoas e bens, por forma a disciplinar mais o comércio na zona transfronteiriça e assegurar o contacto regular entre as estruturas administrativas dos dois países”. O presidente destacou também como importante “que se criem mecanismos de gestão e acompanhamento dos compromissos assumidos pelos nossos Governos no âmbito da cooperação bilateral e das consultas diplomáticas”.

“Devemos trabalhar juntos para evitar a imigração ilegal e prevenir as suas consequências nefastas, através da estrita aplicação dos instrumentos bilaterais existentes e do reforço dos mecanismos de controlo dos dois países”, alertou ainda José Eduardo dos Santos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s