Jornal português avança que Isabel dos Santos pretende fusão entre BPI e BCP

Isabel dos Santos3

O jornal português ‘Expresso’ avançou esta tarde com a informação de que a empresária Isabel dos Santos pretende a fusão entre os bancos Millenniumbcp e BPI, uma operação que daria origem ao maior banco privado português.

Citando “fontes próximas do processo” o ‘Expresso’ afirma que: “A segunda maior acionista do BPI, através da empresa Santoro, vai propor que se iniciem conversações entre o BPI e o BCP com vista a uma fusão”. Ainda segundo o que o jornal diz ter apurado “Estará para breve a comunicação da intenção de avançar com a análise da operação”.

Os jornalistas Elisabete Tavares e João Vieira Pereira acrescentam ainda no seu artigo que: “O objectivo de Isabel dos Santos será o de travar a OPA em curso com uma proposta que seja mais atrativa para os acionistas. Fontes próximas do processo garantem ao ‘Expresso’ que nos últimos dias têm ocorrido conversas entre a empresária e a alguns acionistas do BCP, nomeadamente a Sonangol, para que a fusão dos dois bancos possa começar a ser discutida. Contatado um representante de Isabel dos Santos recusou-se a fazer qualquer comentário”.

Segundo as estimativas, o banco resultante da fusão BPI /BCP ficaria com uma quota de cerca de 30% do mercado português e uma capitalização bolsista de 6,5 mil milhões de euros, u aforte presença nos mercados internacionais, um produto bancário de 3.150 milhões de euros e uma margem financeira de 1.631 milhões de euros.

A união numa mesma instituição financeira de accionistas de referência como os angolanos Santoro e Sonangol, o espanhol La Caixa e o grupo Allianz. “A ser viável esta fusão e a aquisição do Novo Banco (o BPI já assumiu estar interessado), seria criado um superbanco”, conclui o ‘Expresso’.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s