Uma parte da maior coleção de arte africana do mundo, pertencente à Fundação Sindika Dokolo, poderá ser vista na Galeria Almeida Garrett, na cidade portuguesa do Porto, a partir do dia 5 de Março. A exposição, intitulada ‘You Love Me, You Love Me Not’ é resultado de uma parceria “a longo prazo, de dois, três anos” entre as cidades do Porto e de Luanda e “uma das exposições de arte contemporânea mais importantes da Europa no momento”.
Após a exposição, de acordo com o divulgado, Luanda e Porto deverão continuar ligadas por outros projetos, nomeadamente na área da música e do teatro. Esta segunda-feira, é votada a proposta do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, de atribuição da Medalha de Mérito da Cidade – Grau de Ouro a Sindika Dokolo (na foto).
“Sindika Dokolo permitiu à Câmara do Porto apresentar a exposição “You Love Me, You Love Me Not” através da cedência da sua coleção de arte contemporânea, suportando, além do mais, necessidades logísticas e financeiras essenciais à sua concretização” afirma Rui Moreira na proposta que apresentou e que hoje é votada pela Assembleia Municipal do Porto.
De acordo com o teor da proposta, através desta exposição dedicada a artistas contemporâneos do continente africano, “A cidade do Porto tem a oportunidade única de aceder a visões e discursos artísticos singulares através da obra de alguns dos artistas plásticos mais importantes das últimas décadas, como Marlene Dumas, William Kentridge, Samuel Fosso, Nick Cave, Kara Walker ou Kendel Geers”.
O presidente Rui Moreira salienta ainda que “Com este gesto de grande generosidade, Sindika Dokolo permite à cidade do Porto desenvolver um dos projectos mais relevantes no âmbito da arte contemporânea da actualidade, ajudando a estabelecer uma ponte singular entre a cidade e o mundo”.