A construtora Soares da Costa definiu Luanda como a sua nova sede operacional e centro estratégico de negócio e passará a ter o continente africano como mercado prioritário. Joaquim Fitas assume o cargo de CEO na empresa controlada pelo empresário António Mosquito.
De acordo com o comunicado emitido, a reorientação da empresa “Assenta na definição de África como mercado prioritário e Luanda como novo centro estratégico do negócio do grupo”. O comunicado da empresa acrescenta ainda que “A nova orientação passa também pela captação de novos contratos de engenharia e pela redução de custos”.
Os accionistas da Soares da Costa Construção decidiram também proceder a uma recomposição do conselho de administração da empresa e nomear Joaquim Fitas como novo presidente da comissão executiva da construtora.
António Mosquito mantém-se como presidente do conselho de administração, assumindo Joaquim Fitas e António Gomes Mota os cargos de vice-presidentes. Integram, ainda, o conselho de administração Paulo Leal, Daniel Pinto da Silva e Fernando Nogueira. Já a comissão executiva, além de Joaquim Fitas como CEO, será composta por Fernando Nogueira, Paulo Leal e Daniel Pinto da Silva.
Em declarações ao jornal português online ‘Observador’ Joaquim Fitas declarou-se confiante em que a situação económica de Angola vai “voltar a aquecer” e que ”os actuais constrangimentos financeiros, muito provocados pela queda do preço do petróleo, são conjunturais e não estruturais”.
O novo CEO da construtora desempenhava até agora o cargo de administrador da empresa Angolana Omatapalo-Engenharia e Construção. Com experiência no sector das águas, desempenhou funções como presidente da Águas de Angola, entre outras.