A Govenadora da província de Cabinda, Aldina da Lomba Catembo, sublinhou esta quinta-feira as relações de amizade e de cooperação existentes entre Portugal e Angola.
As declarações da Governadora foram proferidas no decurso da abertura de um seminário empresarial dedicado ao tema “Oportunidades de investimentos na província de Cabinda”, cuja promoção esteve a cargo da embaixada de Portugal em Angola.
De acordo com o divulgado, a Governadora ressalvou que a visita a Cabinda do embaixador de Portugal em Angola, João da Câmara, demonstra a confiança existente entre os dois povos, sobretudo desde que o país alcançou a paz há 13 anos. Sublinhou ainda contar com a ajuda e participação de empresários nacionais e estrangeiros no desenvolvimento da província, a qual oferece grandes oportunidades de investimentos nas áreas florestal, mineral, pescas, agricultura, indústria, comércio e serviços.
Estima-se que actualmente existam cerca de duas mil empresas portuguesas a exercer actividades económicas em Angola nos diversos sectores.
Em Janeiro, a Governadora manifestou o desejo de continuar a contar também com os investidores norte-americanos na implementação das acções de desenvolvimento da região. Em Março está prevista a sua participação num fórum empresarial entre empresários de Cabinda e da cidade de New Orleans.