Fadista Ana Moura canta amanhã em Luanda

anamoura-1763.jpg (580×388)

Oportunidade rara em Luanda para ouvir Ana Moura, uma das mais consideradas fadistas portuguesas, que actuará esta quinta-feira no Lookal Ocean Club. O alinhamento do espectáculo terá como base o mais recente álbum da fadista, intitulado «Desfado» e cuja gravação ao vivo, em 2013, lhe valeu um Prémio Amália Rodrigues.

A fadista, cuja mãe nasceu no Lubango e que afirma adorar música angolana tendo crescido “a ouvir a mais antiga desde Carlos Buriti, Ruy Mingas, Bonga, Paulo Flores”, será acompanhada no concerto de amanhã em Luanda pelos músicos Ângelo Freire na guitarra portuguesa, Pedro Soares na viola, André Moreira no baixo, João Gomes nos teclados, e Mário Costa na bateria e percussões.

Entre os 17 temas que compõem o álbum, destacam-se «Desfado», de Pedro da Silva Martins, «O espelho de Alice», de Nuno Miguel Guedes, a música do Fado Santa Luzia, de Armando Machado, e «Dream of Fire», composição da fadista para uma letra de um autor seu amigo. De acordo com a própria Ana Moura, este disco foi um «reflexo da carreira e das parcerias» que tem feito, tendo-a levado a «explorar» novas áreas.

Numa entrevista que pode ser lida na íntegra, a fadista confessa a sua ligação muito forte com África e particularmente com Angola. “Cresci a ouvir falar de Angola como o lugar perfeito”, afirma. “O lugar das frutas mais doces, o cheiro dos morangos e das goiabas, mal se aterra no aeroporto do Lubango, a música, o clima, o calor humano tão comuns em África e o respeito pelas pessoas mais velhas, consideradas os grandes sábios, independentemente de terem ou não estudos”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s