Ultrapassar os desafios e entraves que se colocam à melhoria do sistema educativo angolano é o objectivo do Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação 2015/2025, de acordo com as declarações prestadas ontem no Soyo, província do Zaire, pelo Vice-Presidente da República, Manuel Vicente (na foto).
O Vice-Presidente discursou na abertura oficial do novo ano lectivo, declarando que o Governo pretende assegurar a curto e médio prazo “Um sistema de educação competitivo e que progrida no sentido de oferecer um ensino de qualidade, baseado em fundamentos de gestão científica moderna, voltado para a obtenção de resultados que configurem a melhoria da eficiência e eficiência interna e da equidade”, preparando os cidadãos para o traballho, a liberdade e o exercício da cidadania.
Os principais desafios a enfrentar prendem-se com “A organização da rede escolar em todo o país, a insuficiência de professores qualificados, crianças fora do sistema de ensino e o êxodo de professores nas zonas periféricas e rurais para as cidades devido à falta de compromisso patriótico e profissdional com a causa da educação”, de acordo com o divulgado.
A estes, há ainda a somar a necessidade de maior respeito pela lei e pelos regulamentos ao nível da disciplina, e de um maior envolvimento por parte dos pais e encarregados de educação na gestão da vida escolar.
Para ajudar a solucionar e ultrapassar os entraves ainda existentes, “o Governo continuará a prestar o apoio necessário às estruturas da educação, assim como uma uma estratégia concreta e concertada para a solução global dos problemas e desafios identificados no âmbito da avaliação global da reforma educativa”. (Foto: Angop)