Angola celebra hoje Dia da Cultura Nacional

rosacruzesilva

“A cultura do povo angolano, é hoje constituída por pedaços que vão das áreas urbanas assimiladas as áreas rurais”. Assim afirmou Agostinho Neto no seu discurso proferido a 8 de Janeiro de 1979, por ocasião da tomada de posse de posse dos novos membros da União dos Escritores Angolanos, data que se tornou oficialmente – em 1986 – o Dia da Cultura Nacional de Angola e hoje se celebra.

Na altura do seu discurso, Angola vivia ainda um período de descolagem das marcas deixadas pelo colonialismo português. Daí também a formação de Agostinho Neto, poeta e home de Cultura de que: “A Cultura não pode inscrever-se no chauvinismo, nem pretende evitar o dinamismo da vida.  A Cultura evolui com as condições materiais e, em cada etapa, corresponde a uma forma de expressão e de concretização de actos materiais”,

Hoje, na celebração da efeméride instituída em reconhecimento ao pensamento de Agostinho Neto, a ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, destacou em Mbanza Congo, capital do antigo Reino do Congo, a necessidade de se preservar, valorizar e a transmitir às novas gerações e ao mundo os valores e símbolos da cultura e da identidade angolana.

De acordo com a agência Angop, Rosa Cruz e Silva frisou que a afirmação cultural “É a melhor via para se fazer face aos desafios deste tempo, particularmente àqueles que se prendem com os valores matriciais da angolanidade, da identidade cultural, na sua diversidade, aos valores morais e aos valores cívicos que, estando vivos e sendo normas preciosas para a construção de uma sociedade de bem estar, para a construção de uma sociedade de justiça e paz, uma sociedade  que se paute pelo respeito a todos, que não descarte os mais velhos, por vezes se vêem perturbados por aquilo que nos chega como efeito da globalização e que, sem critério, muitas vezes é adoptado”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s