Inaugura hoje, quarta-feira, após a reabilitação, o Perímetro Irrigado do Mucoso, na província do Cuanza Norte. Esté é um dos mais significativos projetos agrícolas em Angola e foi alvo de um investimento público no valor de 1,3 mil milhões de kwanzas, segundo os números divulgados pelo Ministério da Agricultura.
Para além da reabilitação do perímetro agrícola, o projecto envolveu a construção de residências para técnicos, áreas de serviço e outros equipamentos de apoio, nomeadamente para garantir o fornecimento de água potável à produção. A produção iniciar-se-á agora com enfoque nas frutas e hortícolas jao nível dos produtos, numa área de inicial de 500 hectares.
O projecto contribuirá para o designío angolano de colocar a agricultura na liderarança do crescimento do peso do setor não petrolífero na economia nacional, seguindo as linhas definidas pelo Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2015. A agricultura é considerado pelo Governo como um setor chave para o desenvolvimento economia nacional, liderando o crescimento entre oito áreas não petrolíferas identificadas e para os responsáveis governamentais “a dinâmica recente da economia agrícola tem sido um dos determinantes do desempenho do PIB não petrolífero”.
O crescimento da agricultura angolana está estimado em 12,3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional. As explorações agrícolas familiares, com um universo de cerca de 2,5 milhões de famílias, já são responsáveis por mais de 80% da produção de culturas alimentares básicas – cereais, raízes, leguminosas – e detêm os maiores efetivos de gado do país.
Fonte: Agência Lusa.