Pela primeira vez na história da televisão portuguesa, uma novela angolana ocupará o principal horário da noite. Jikulumessu – Abre o Olho foi a escolha da RTP1, principal canal da televisão pública, para substituir em breve a série de longa duração Água de Mar, exibida diariamente às 22.00H.
Em declarações ao jornal ‘Diário de Notícias’, o diretor de Programas da RTP, Hugo Andrade, salienta que a principal razão desta escolha inédita de um formato angolano para o prime time foi o facto de se tratar de um produto “excecionalmente bem feito”. “Ao nível técnico, de produção de ficção, é das melhores coisas que eu já vi na minha vida. Ainda por cima a equipa técnica [da Semba Comunicação] é em grande parte portuguesa”.
História de amor e vingança, Jikulumessu – Abre o Olho conta como Joel Kapala (Fernando Mailoge), um jovem de 17 anos do Lubango (Angola), sofre uma grande desilusão e decide jurar vingança. Em 1998, Joel é admitido num dos colégios mais conceituados de Angola para completar os estudos pré-universitários, facto que provoca um grande conflito na família Kapala. Esta novela, afirma o DN, “pode ser a ponte para uma ligação duradoura com Angola”, ao nível do audiovisual.
Entretanto outro canal português, a TVI, prepara-se para estrear a novela ‘A Única Mulher’, também em horário nobre, decorrendo grande parte da acção em território angolano.