O Complexo das Escolas de Artes (CEARTES), instituição afecta ao Ministério da Cultura, será inaugurado na próxima segunda-feira, 5 de Janeiro, divulgou a agência Angop.
Segundo o Ministério da Cultura, da infra-estrutura localizada na zona da Camama farão parte integrante as escolas médias de Artes Visuais e Plásticas, de Dança, de Música e de Teatro e Cinema. 20 salas de aulas foram concebidas para receber dois mil e quinhentos alunos, sendo que a instituição dispoõe ainda de uma biblioteca, um internato para 164 alunos, um auditório com 300 lugares e um pavilhão poli-desportivo, para além de um anfiteatro ao ar livre para 400 lugares, um laboratório de informática, um laboratório de física e um laboratório de química.
De acordo com a Angop: “A inauguração da infra-estrutura enquadra-se no programa comemorativo da jornada da Cultura Nacional, cujo acto central terá lugar no dia 8 de Janeiro na província do Zaire”.
“A instituição destina-se à formação de profissionais-intérpretes, criadores e docentes em diversas áreas culturais, inserindo-se no domínio do ensino artístico especializado.
Estruturado para compreender três níveis de ensino que se articulam e complementam, nomeadamente elementar, médio e superior, a criação da instituição visa contribuir para a afirmação, dignificação e reconhecimento das profissões artísticas ao desenvolver o talento e aptidões naturais dos indivíduos, ao mesmo tempo que pretende a excelência na formação de executantes com um elevado nível técnico, artístico, cultural e académico.
As escolas prepararão profissionais dotados de conhecimentos e capacidades técnicas e artísticas para o livre exercício da sua actividade profissional e inserção no mercado de trabalho, ao mesmo tempo que lhes darão acesso ao nível superior”. (Foto: Angop/Pedro Parente)