Oportunidades e cultura atraem brasileiros para Angola

angola1

A comunicação social brasileira destaca as oportunidades e a proximidade cultural como os factores que mais contribuem para o actual interesse dos brasileiros por Angola. Tal como destaca o portal noticioso EBC, Angola é vista pelos brasileiros como acolhedora e com boas oportunidades. De acordo com a embaixada do Brasil em Luanda, vivem actualmente em Angola cerca de 30 mil brasileiros sendo que “O factor que mais atrai brasileiros é o trabalho”.

A aposta de Angola na educação, as “belas praias”, a cultura e “a alegria do povo angolano” são outras razões que justificam a atração para os brasileiros, independentemente dos seus diferentes sectores de actividade. “Desde cabeleireiros, manicures a engenheiros, pessoal de música. Tudo. Fora a mão de obra mais específica para a construção civil, para a área do petróleo”, como destaca o fotógrafo Sérgio Guerra, que vive há 17 anos em Angola.

“Hoje Angola é um país muito diferente daquilo que eu conheci. É um país que tem uma estabilidade econômica, a inflação está controlada, o país tem um comprometimento com a institucionalidade, o que abre muitas possibilidades de trabalho e de relações internacionais”, refere ainda fotógrafo.

Já o professor e especialista em marketing Cláudio de Holanda Santos, que se apaixonou por Angola e aqui vive há 12 anos, salienta a aposta do país de investir forte na Educação. “(Os angolanos) sabem que não basta ter informação, é importante ter o conhecimento. Muitos estrangeiros estão explorando várias áreas e o angolano precisava ter condições de tocar o seu país. Por isso, eles estão mandando vários jovens angolanos para toda parte do mundo para aprender”.

“Hoje Angola é um país muito diferente daquilo que eu conheci. É um país que tem uma estabilidade econômica, a inflação está controlada, o país tem um comprometimento com a institucionalidade, o que abre muitas possibilidades de trabalho e de relações internacionais”, conta o fotógrafo Sérgio Guerra.

Como refere o Portal ECB, desde Novembro o canal TV Brasil  transmite todos os dias úteis a novela ‘Windeck – Todos os Tons de Angola’ com áudio original. Ou seja, os atores falam português de Angola. A difusão da novela no Brasil tem o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República brasileira.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s