Angola está prestes a alcançar a autosuficiência na produção de aço, à semelhança do que já aconteceu no sector do cimento, Para esse resultado, será decisivo o contributo da nova siderurgia que iniciará actividade em 2015 na província de Luanda. Com capacidade para produzir 500 mil toneladas/ano, a nova siderurgia vai contribuir significativamente para a redução das importações de aço no país, de acordo com o anunciado pela ministra da Indústria, Bernarda Gonçalves Martins (na foto).
Segundo o noticiado, além desta unidade fabril, outras duas cuja capacidade instalada de produção e localização a ministra não adiantou entrarão também em funcionamento em 2015.
Em entrevista exclusiva à Angop para um balanço das acções realizadas no sector, Bernarda Gonçalves Martins afirmou-se convicta – tendo em consideração os projectos em curso e em fase de aprovação – na auto-suficiência a médio-prazo do subsector de materiais de construção, nomeadamente o varão e fio de aço.
“Dentro de pouco tempo o varão em aço para a construção civil deixará de ser importado e a prazo haverá um excedente que poderá começar a ser exportado”, afirmou a ministra, salientando que Angola já pode contar com materiais de construção em condições de substituir as importações.