EUA elogiam Angola e querem tornar-se o “parceiro preferencial” do país

kerry

O Secretário de Estado norte-americano, John Kerry, elogiou ontem em Washington o presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, pelo seu envolvimento nas questões da Paz e da Segurança no continente africano.

O elogio foi feito à comunicação social a seguir ao encontro entre Kerry e o ministro angolano das Relações Exteriores, Gerges Chikoti. Para o Secretário de Estado norte-americano há que  “agradecer ao Presidente José Eduardo dos Santos pelo seu envolvimento pessoal nos esforços pela paz e segurança  no continente africano”.

John Kerry afirmou ainda que os Estados Unidos querem tornar-se o parceiro preferido de Angola mesmo que, no passado recente, as relações com Angola tenham atravessado fases menos boas. Agora, acrescentou, “temos uma relação diferente e há que fortalecê-la”.

No que toca à cooperação entre os dois países, John Kerry declarou que Angola é um dos mais importantes parceiros comerciais dos EUA em África, com uma economia que está a atingir resultados memoráveis. Durante este encontro da diplomacia dos dois países ao mais alto nível, foram discutidas forma de EUA e Angola aprofundarem as suas trocas comerciais, em particular em sectores como a Agricultura,Tecnologia, Energia e Infra-estruturas.

Por sua vez, para o ministro Chikoti, a chegada a Angola este ano da embaixadora Helen la Lime permitiu acelerar as relações entre os dois países, tendo frisado o seu papel na organização da cimeira sobre Segurança e Energia dos países do Golfo da Guiné, com data prevista para o primeiro semestre de 2015.

A propósito da presença de Angola no Conselho de Segurança, o ministro das Relações Exteriores afirmou que a cooperação entre os Estados Unidos e Angola “vai continuar” e teceu elogios à decisão do Governo americano de restabelecer relações diplomáticas com Cuba e aliviar o embargo àquele país: “Esta era uma batalha em que estávamos em lados opostos e hoje encontrámo-nos do mesmo lado neste problema particularmente importante”, declarou. “Felicitamos o secretário Kerry e o Presidente Obama por esta posição tomada que, a meu ver, satisfaz a maior parte da comunidade internacional”. (Foto: Reuters)

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s