Angola e Namíbia constroem barragem no rio Cunene

barragem

De acordo com o documento divulgado esta semana pela Comissão Técnica Permanente Conjunta entre Angola e Namíbia, a barragem comum a construir pelos dois países na bacia do rio Cunene ficará concluída ao longo de sete anos e terá uma altura de 200 metros incluindo uma albufeira com 40 Kms de comprimento e capacidade para armazenar 2,560 milhões de metros cúbicos de água.

O valor da obra está avaliado em $1,37 mil milhões para a produção de 600 megawatts de energia eléctrica, de acordo com as conclusões do estudo de viabilidade.

“O futuro Aproveitamento Hidroeléctrico de Baynes, que abrange parte da província angolana do Namibe (sul), será repartido pelos dois países, em termos de electricidade produzida e de 30% do investimento total necessário, sendo os restantes 70% garantidos através de financiamento bancário”, de acordo com o noticiado. Se vier a a surgir o interesse de investidores privados o montante de 30% de investimento estatal poderá vir a ser reduzido .

O projecto foi apresentado como um exemplo de integração regional sendo que a electricidade produzida poderá ser também exportada para outros países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral, “face à interligação das redes energéticas da região”. Importante será também o seu contributo para a diminuição do défice no fornecimento da energia eléctrica às cidades e às indústrias da região.

Segundo o site noticioso Macau Hub, “Uma das inovações deste projecto consiste na tomada de água – para as cinco turbinas que vão gerar electricidade – em dois níveis diferentes da albufeira, de forma a “regular” a temperatura de saída, estando ainda previsto um caudal mínimo entre 20 a 50 metros cúbicos por segundo”.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s