Foi esta quinta-feira divulgado em Luanda que as Nações Unidas irão atribuir cerca de 250 milhões de dólares para o financiamento de projectos em Angola até 2019, no total do financiamento das várias agências especializadas da ONU que actuam no país.
Segundo o que foi revelado pelo Governo angolano, este pacote financeiro resulta de um novo acordo de parceria celebrado na passada quarta-feira com a representação da ONU em Angola no âmbito do documento “Angola Visão 2025″ e do Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013-2017 preparado pelo Governo.
As verbas serão utilizadas pelas agências especializadas da ONU na implementação de projetos em àreas como a Saúde, Educação, Proteção Social, Direitos Humanos, reforço da governação e acesso da população à Justiça, para além do apoio ao empreendedorismo,”como forma de promover a inclusão social e económica da população mais jovem”.
As agências especializadas das Nações Unidas em Angola incluem o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).