Angola lança programa de acesso ao crédito para dinamizar a Economia

manuelvicente

Através de um decreto assinado pelo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, foi criado o novo Programa de Potenciação do Crédito à Economia que terá a designação de PROCRED. Sob a orientação do Vice-Presidente da República, Manuel Vicente (na foto), este Programa envolverá diretamente os ministérios da Economia (responsável pela  coordenação), das Finanças e da Justiça e dos Direitos Humanos, juntamente com o Banco Nacional de Angola (BNA).

O PROCRED incluirá um conjunto de estímulos para a concessão de crédito e a eliminação de barreiras à procura, para além da dinamização da oferta comercial creditícia. De acordo com o teor do decreto presidencial, será criado um enquadramento legal e institucional “facilitador à expansão do crédito”, produção legislativa essa que visa suprir as dificuldades vividas actualmente pelos empresários no acesso a liquidez da parte da Banca.

Segundo números divulgados pela comunicação social, a consultora Deloitte apontou em 2013 para um aumento de 14% no crédito líquido a clientes dos bancos angolanos face a 2012, no montante global de 2.710.974 milhões de kwanzas. Esta foi a taxa de crescimento mais baixa registada desde 2009.

Aumentar a “credibilidade creditícia” das empresas angolanas, “fomentar o equilíbrio da estrutura de capital das empresas” e desenvolver um programa específico de microcrédito são também objectivos do novo Programa, entre outros.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s