Nasceu o primeiro vinho angolano

redwine

Angola tem finalmente um vinho de produção nacional, destinado ao consumo interno. Chama-se ‘Serras da Xixila’ e será vendido principalmente em supermercados, numa primeira fase com uma produção de 40 mil garrafas de 750ml mas que os responsáveis anunciam que irá ser duplicada para 80 mil/ano, entre vinho tinto e branco.

A marca resulta de um investimento de 16 milhões de dólares na Fazenda Xixila, no Libolo, província do Cuanza Sul, que inclui cerca de 50 hectares de vinha equipada com equipamentos de origem portuguesa e italiana. De acordo com o jornal ‘Expansão’, o ‘Serras da Xixila’ apresenta padrões de qualidade exigida pela União Europeia e Estados Unidos da América. A Fazenda Xixila, com 20 anos de existência e que funciona como sociedade agro-pecuária reunindo 1260 trabalhadores, conta ainda com uma linha de enchimento de vinho, equipado com equipamentos de origem portuguesa e Italiana.

De acordo com o administrador da sociedade agro-pecuária, Carlos Carneiro, a escolha da implementação do projecto no Cuanza Sul deveu-se ao facto da região apresentar clima e solo favoráveis, dado que se trata de uma zona onde convergem altas e baixas pressões climatéricas (entre 7 e 40 graus), apropriada à produção de vinhais.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s