Angola e o “xadrez” da Energia

luisferreira

Vale a pena ler a crónica de opinião assinada pelo jornalista e Editor de Programas Especiais da SIC, Luis Ferreira Lopes (na foto durante uma inauguração na Baía de Luanda), a propósito do papel de Angola no “xadrez da energia”, como o próprio designa o actual cenário geopolítico e e económico que envolve as tensões crescentes entre a Rússia e a Ucrânia com repercussões para a União Europeia e os Estados Unidos a nível energético.

Neste contexto, Ferreira Lopes destaca a declaração feita recentemente pelo presidente de Angola manifestando a sua vontade de que as novas barragens e outros projectos de desenvolvimento no sector em Angola atinjam os níveis que tinham no início da década de 70. Para o jornalista, esta foi uma afirmação em que José Eduardo dos Santos se referiu “sem complexos, às metas do tempo colonial” sendo que a declaração, no seu entender, “passou (quase despercebida em Portugal”.

“Vale a pena”, afirma Ferreira Lopes que contrapõe o foco da estratégia angolana a uma indefinição em Portugal e mesmo na Europa, “sublinhar as palavras do presidente angolano, a um ano das comemorações dos 40 anos de independência do país. (…) Esta é uma notícia que interessa a empresas portuguesas (e outras europeias), uma vez que surgem aqui oportunidades de investimento e exportação e também de formação profissional. Mas é igualmente interessante que, após alguns momentos de tensão entre Lisboa e Luanda em 2012 e 2013, o presidente José Eduardo dos Santos aponte agora a meta do início dos anos 70 como o objectivo a atingir na recuperação da capacidade produtiva do país, em especial na energia”.

A crónica merece leitura na íntegra e pode ser acedida aqui.

.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s