Kero importa 25% de produtos portugueses.

O jornal português’ Diário Económico’ deu hoje conta na sua edição que entre 20 a 25% dos produtos comercializados pela cadeia angolana de supermercados Kero são portugueses. Como já tive aqui ocasião de partilhar a notícia, a Kero inaugurou recentemente o Kero Gika, no Bairro de Alvalade em Luanda, a maior supérfície do género na capital de Angola.

De acordo com a notícia, o número foi revelado pelo presidente-executivo da Kero, João Santos, precisamente no decurso da inauguração desse hipermercado da marca em pleno centro de Luanda.

keroangola

Como português, vivendo e trabalhando em Luanda, é óbvio que compartilho a satisfação da imprensa portuguesa por saber que actualmente a Kero importa 150 milhões de euros, e um quarto desse valor está associado a produtos e bens oriundos de Portugal.

Mas, como consultor atento à realidade angolana, não posso deixar de expressar a minha sou opinião profissional; O desenvolvimento a que se assiste em Angola ao nível do investimento e desenvolvimento da produção agrícola levará, positiva e inevitavelmente, a que a Kero e todo o sector da distribuição alimentar de Angola  possa seja, mais a curto ou a médio prazo, diminuir satisfatoriamente o peso das importações aumentando o recurso a produtos locais, mais acessíveis e a melhor preço.

A história da distribuição moderna e a leitura dos resultados expectáveis do esforço colocado pelo Governo angolano no apoio aos agricultores ao sector é isso mesmo que revela. Espero que o tempo me dê razão.

P.S., Gostaria de terminar agradecendo a cada um  dos leitores e leitoras deste blogue, sempre em número crescent. A todos e a cada um/a, desejo um excelente fim de semana.

Advertisement

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s