O cinema angolano soma e segue. De acordo com a divulgação feita pela produtora Semba Comunicação, o filme ”Njinga Rainha de Angola” vai ser exibidoo durante o festival de cinema de Montreal na categoria Focus on World Cinema – Feature Films nos próximos dias 22 e 23 de Agosto.
Recorde-se que o Montreal World Film Festival de 2014) é o único festival de cinema competitivo na América do Norte reconhecido pela FIAPF (Federação Internacional de Associações de Produtores Filme) e tem como objectivos ” incentivar a diversidade cultural e a união entre as nações para fomentar o cinema de todos os continentes, estimulando a produção cinematográfica de qualidade e promoção de cineastas e obras inovadoras”
De acordo com as notícias,o produtor executivo Coréon Dú estará presente no festival para uma sessão de esclarecimentos sobre a obra que aborda vida da Rainha Njinga, considerada pela UNESCO como uma das 25 figuras femininas mais importantes da história de África. Rainha dos reinos do Ndongo (ou Ngola) e de Matamba, Njinga (1583-1663) foi uma guerreira africana que durante quatro décadas tudo fez para poupar o seu povo ao destino cruel da escravatura, generalizada pelos europeus no séc. XVI. Corajosa e decidida, ela era filha do rei Kilwanji e irmã de Mbandi.
Esta longa-metragem biográfica marca também a estreia no cinema de Lesliana Pereira,como a protagonista principal.