Chile e China reforçam cooperação com Angola

 michelle

No mesmo dia as notícias dão conta do interesse de dois países tão distintos quanto a China e o Chile em reforçar as suas relações comerciais com Angola. Em Luanda, a presidente do Chile Michelle Bachelet (na foto) afirmou esta terça-feira que existe um grande potencial para o intercâmbio de experiências e programas em praticamente todas as áreas da economia, sublinhando que Angola e o Chile procuram um modelo de desenvolvimento “integral e inclusivo, que assuma os valores da diversidade e proporcione uma maior qualidade de vida aos cidadãos dos dois países”. Uma convicção partilhada no seu discurso pelo presidente José Eduardo dos Santos.

Já no caso da China, o tema da cooperação com Angola esteve na base do encontro que decorreu também hoje em Luanda entre a secretária de Estado para a Cooperação, Ângela Bragança, e o responsável do Gabinete para Assuntos Chineses Ultramarinos do Conselho de Estado da China, Ren Qiliang.

De acordo com os dados divulgados, Angola e China têm um volume de negócios na ordem dos 37 mil milhões de dólares, sendo que as trocas comerciais, até Abril deste ano, atingiram cerca de sete mil milhões de dólares.

No encontro, para além da cooperação nas áreas da economia, sociedade e política, foi abordado o tema da comunidade chinesa em Angola, na sua maior parte trabalhadores no sector da construção civil.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s