Governo angolano prestes a resolver situação do BESA

zedu

A imprensa portuguesa anunciou que o Governo angolano vai injectar capital no BES Angola e solucionar o problema do banco, assumindo o seu controlo accionista. Uma decisão que estará já tomada, faltando apenas a sua formalização.

Com esta medida, de acordo com o português ‘Jornal de Negócios’, o aumento de capital a realizar converterá o BES (que actualmente detém 55,71% do BESA) em accionista minoritário e “assegurará através de um plano de pagamentos faseados, o reembolso do empréstimo de curto prazo no valor de 3000 milhões que o BES concedeu ao banco angolano”.

Esta parece ser de facto a melhor solução para o imbróglio criado em torno do BES e que colocou mais de 70% da carteira de crédito do BESA em risco de incumprimento, levando o Estado angolano a ver-se na necessidade de assinar uma garantia soberana.

Agora, se o presidente José Eduardo dos Santos optar pela solução que se diz ter já na sua posse para aprovação, está encontrada a forma de resolver a liquidez do BESA e ao mesmo tempo assegurar o futuro da instituição bancária. Aqui em Angola, o meio empresarial e financeiro aguarda com expectativa os desenvolvimentos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s