Hoje deixo-vos aqui três apontamentos para acontecimentos distintos entre si, mas que merecem por razões diferentes serem acompanhados de perto:
- A FILDA 2014 abre hoje finalmente as portas e decorrerá até dia 27, com a presença de 41 países e 805 expositores. Portugal é o país que conta com a maior comitiva, integrando uma centena de empresas, a maior de sempre nesta feira. Paulo Portas, Vice-Primeiro-ministro português, participa à hora em que escrevo na inauguração do certame, tendo já divulgado que as trocas comerciais entre Angola e Portugal atingiram, em 2013, o máximo histórico de 7.500 milhões de euros.
- De leitura obrigatória este editorial de hoje do Jornal de Angola, que destaca a visita do Primeiro-ministro de Itália Matteo Renz,i a qual coincide com a presidência italiana da União Europeia. Mas também a cimeira de Chefes de Estado e de Governo da CPLP em Díli, aplaudindo “as vozes que em Portugal defendem o estatuto do Cidadão da CPLP. Políticos como o socialista António Costa começam a olhar para a comunidade como uma oportunidade que passa largamente o folclore”, ressalva o editorial.
- Finalmente destaque também, numa outra tónica mais descontraída, para o novo álbum de Jack Nkanga que foi apresentado há poucos dias no sempre animadíssimo Miami-Beach. “Oops” tem produção da Kanono Soul Music, e é o primeiro disco a solo do cantor nascido com o nome de Jack Fernando. Para quem ainda não conhece a sua música, aqui fica um exemplo com “Sonhador”, uma das músicas que integram o álbum.